Comemora-se hoje o 9º aniversário da emancipação político administrativa de Mauá (1963) Comemora-se hoje o 9º aniversário da emancipação político administrativa de Mauá (1963) | Mauá Memória, história e Cultura



Mauá comemora hoje o 9º aniversário de sua emancipação política e administrativa reivindicada há longos anos.

Em 1953 depois de extenuantes trabalhos em 22 de novembro realizou-se o plebiscito que concedeu a autonomia a uma coletividade desejosa de ser independente e em 30 de dezembro a Assembléia Legislativa do Estado votava a Lei nº 2.456 que concretizava o velho sonho mauaense.
No dia 3 de outubro de 1954 era feito em Mauá então distrito de Santo André, a primeira eleição para a chefia do executivo tendo também naquela oportunidade eleita a primeira Câmara Municipal, compostos os quadros administrativos, seus órgãos entraram em funcionamento no dia 1º de janeiro de 1955.

Produção industrial

Nesses 9 anos, o município alcançou posição destacada não só na região do ABC como no próprio cenário brasileiro, mercê de investimentos de grande envergadura, Mais de 25 bilhões de cruzeiros foram produzidos em 1962 pelas industrias e a sua produção agrícola e a de origem animal alcançou a cifra de 44 milhões e 596 mil cruzeiros.
Essas cifras indicam que, num futuro muito próximo, o município de Mauá estará equiparado aos grandes centros de produção, pois é notório o seu contínuo desenvolvimento e a planificação da cidade em geral tem sido de forma a garantir qualquer índice de expansão.
Sua administração em poucos anos evoluiu extraordinariamente, Hoje ai está com sua atenção voltada para o futuro, muitas obras de vulto, muitas providências no campo da assistência social e do ensino, Hoje é um município auto suficiente.

Se em 1954 apresentava uma arrecadação de 3 milhões, 547 mil, 899 cruzeiros e 70 centavos, a previsão para 1964 estima em 502 milhões de Cruzeiros.

Executivo

O seu atual prefeito é o sr. Edgard Grecco eleito no pleito de 7 de outubro do ano passado, Moço dinâmico, mercê de seu trabalho vem administrando a cidade com eficiência e dedicação, para vice prefeito foi eleito o sr. José Mauro Lacava.

Legislativo

A atual Câmara Municipal de Mauá é integrada por 13 vereadores na conformidade da Lei Orgânica dos Municípios, Ocupam cadeiras no plenário os seguintes: Presidente: Laurindo Callegari; Vice Sérgio Adalberto Viola; 1º Secretário Edson Teixeira Tavares; 2º Secretário Idelfonso Avanzi e Antônio Polisel, Arsidio Fernandes, Benedito Loyola de Lima, Carlos Della Beta, Inocêncio Pedro, José Benedito Schikanoski, José da Silva Messias, Mario Cordeiro e Pedro Madeu.




O Município

Mauá possui área de 73kms quadrados, compreendendo todo o território do município, População: zonas urbana, suburbana e rural aproximadamente 45 mil habitantes, Localização: Mauá acha-se localizada nos primeiros contrafortes da Serra do Mar; no traçado da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, entre as cidade de Santos e São Paulo, fazendo a divisa com os municípios de Santo André, São Paulo, Ribeirão Pires e Suzano. Clima: O clima do município é excelente, enquadra-se nas variações de temperatura e umidade da zona temperada sul, sofrendo influência da altitude, pois está a 764 metros do nível do mar.

Economia 

Até há pouco tempo as atividades econômicas da cidade giravam em torno da industria de cerâmica, louça e porcelana: elas é considerada ás vezes como o "Município da Porcelana" Devido, porém a sua própria localização nas proximidades da capital e do centro industrial do ABC, Mauá tornou-se uma verdadeira potência industrial principalmente com a instalação da Refinaria e Exploração de Petróleo União S.A e outras industrias de grande porte.
A agricultura também representa eficiente atividade econômica do município. Na industria extrativa as principais riquezas dão a argila, o granito e o calcário.

As principais industrias instaladas no município contam-se em mais de 30 e entre elas destacam-se as seguintes: Refinaria e Exploração de Petróleo União S.A, Alpont S.A, Produtos Siderúrgicos, Companhia Ultragás, Liquigás do Brasil S.A, Philips do Brasil, Companhia Paulista de Laminação, Industrias Reunidas Vidrobrás Ltda, Porcelana Mauá S.A, Porcelana Real, Industria Brasileira de Pigmentos, Curtume Mauá S.A, Bragussa - Produtos Metálicos Ltda, Industria de Cachetas Pisano Ltda, Plastinil Industria e comércio de Plásticos Ltda, Cia Cerâmica Mauá, Companhia Supergás - Engarrafamento e Distribuição de Gás, Feticap - Fertilizantes Capuava S.A, Companhia Paulista de Ferro - Ligas, Grapette S.A Refrigerantes e concentrados.

Estabelecimentos de crédito

Possui o município atualmente quatro bancos que movimentam a maior parte dos valores circulantes da cidade, Por ordem cronológica de instalação: Banco Brasileiro de Descontos S.A., Banco de São Caetano do Sul S.A, Banco Real do Progresso e Banco da Lavoura de Minas Gerais S.A, Além desses foi instalado no ano passado a agência da Caixa Econômica do Estado de São Paulo.

Na Assembléia Legislativa

Após ter exercido os cargos de vice-prefeito e prefeito de Mauá o sr. Élio Bernardi candidatou-se à deputado estadual sendo eleito em 7 de outubro de 1962 como primeiro representante mauaense na Assembleia Legislativa.

Comércio

Conta-se com mais de 350 casas comerciais no município, onde podem ser comprados todos os produtos e artigos fabricados em nossa localidade proporcionando aos habitantes o conforto e facilidade dos grandes centros comerciais.

Estabelecimentos de Ensino

Existem no município 9 grupos escolares e está previsto para o inicio de 1964 o funcionamento de ais 2 grupos escolares , 9 Escolas isoladas 1 Jardim da infância, Mauá conta do um estabelecimento de ensino secundário Ginásio Estadual Visconde de Mauá, Cursos diversos: 10

Assistência

A Assistência hospitalar está assim constituída: Serviço de Assistência Médico- Domiciliar de Urgência(SAMDU); Santa Casa de Misericórdia de Mauá a ser inaugurada no próximo ano, Convênio com diversos hospitais de municípios próximos, Sociedade de Assistência e Orientação Social "Dona Ordália Ferreira Grecco, Serviço Obstétrico Domiciliar de Mauá, Assistência  à Infância com 5 posto de Puericultura e Centro de Saúde; Posto de Puericultura Jardim Zaíra; Posto de Puericultura Jardim Sônia Maria; Lar Bispo Tomaz e Creche da Porcelana Real S.A, Há ainda em Mauá o posto do Ministério do Trabalho.


Transportes coletivos

Conta a cidade para o transporte coletivo urbano com a empresa de Auto ônibus Barão de Mauá com diversos itinerários servindo bairros como o Jardim Mauá, Jardim IV Centenário, Jardim Itapark, Jardim Zaíra, Vila Anchieta e etc.
Por solicitação dos poderes públicos foram instaladas no município nos últimos anos pela Companhia Telefônica da Borda do Campo 30 telefones públicos em vários pontos da cidade.

Obras Públicas

Numerosos trechos novos de ruas forma ultimamente abertos em Mauá, alongando vias de utilidade para uso público e estabelecendo ligações que beneficiam a população, tendo sido executados mais de 25 mil metros quadrados de calçamento na cidade, além de sarjetas, guias e sarjetões em diversas ruas. Em vários bairros surgiram abrigos onde os passageiros de ônibus podem aguardar os coletivos.
Em matéria de ajardina mento, salienta-se a Praça 22 de novembro, recanto que é o orgulho do povo mauaense com bem cuidados jardins, tendo ao centro a fonte sonora-luminosa de som estereofônico e formações artísticas de jatos de água, considerada uma das primeiras do Brasil.
Em toda a extensão da praça a iluminação é a vapor de mercúrio tornando-se mais atraente durante a noite, Ao lado da avenida Barão de Mauá, Há um pequeno Jardim típico oriental com seu lago japonês e plantas originárias do Japão oferta da colônia japonesa radicada no município.

Em outro lado, próximo da rua Rio Branco, ergue-se a Concha Acústica, onde se realizam festividades públicas, Há ainda nesse logradouro público uma quadra para jogos de bola ao cesto, futebol de salão e voleibol, além dos vestiários masculino e feminino, um moderno parque infantil dispondo de inúmeros aparelhos para a diversão da criançada procura ainda a municipalidade introduzir novos melhoramentos na Praça 22 de novembro com a instalação de vistosos e modernos viveiros para pássaros, aves ornamentais e pequenos animais que será certamente mais uma atração aos frequentadores da principal praça do município.

Abastecimento de água

São os seguintes os serviços já executados para o fornecimento de água potável no município: desapropriação de áreas necessárias para a construção da Casa de Bombas, Casa de força, Casa do Guarda, Reservatório para 200 mil litros, Caixas e válvulas para a sangria da Adutora do Rio Claro (Todas essas obras foram executadas na Estrada do Sapopemba) Na Vila Magini foi construído um reservatório para 1 milhão de litros e a casa do guarda, foram assentados 2 mil e 835 metros lineares de tubos que trarão da subadutora água para a cidade.

A prefeitura adquiriu ainda para a rede de distribuição, tubos e peças no valor de 52 milhões de cruzeiros, A municipalidade solicitou mais um empréstimo no valor de 150 milhões de cruzeiros ao governo do Estado de São Paulo para o assentamento de 47 quilômetros de tubulações para a rede de água, construção da linha de energia e telefônica para a Casa de bombas que já foi autorizada pelo governador do Estado, E espera-se para dentro de poucos dias a sua aprovação pelo conselho administrativo da Caixa Econômica do Estado de São Paulo, Tudo indicando que em pouco tempo Mauá contará com um serviço de água potável a altura do seu progresso.

Como diretor do Serviço de Água do Município está o sr. Harry Wallendy que se vê interessado pelo problema desde a instalação do município tendo dado sua colaboração como vereador à Câmara na gestão do ex-prefeito Élio Bernardi  e agora junto a atual administração.




Iluminação Pública

Estendida a vários pontos a rede de iluminação elétrica conta com mais de 50 ruas iluminadas, além de logradouros e estradas em iguais condições nas principais avenidas de Mauá apresenta moderno sistema de iluminação com lâmpadas fluorescentes a vapor de mercúrio.

Esgotos 

Foi feita a concorrência pública para apresentação do projeto de esgotos da cidade para uma extensão de 50 quilômetros vencida pela firma Saneamento S.A no valor de 1 milhão e 720 mil cruzeiros, a qual deverá entregar o referido projeto no prazo de 120 dias.

Segurança Pública

A Delegacia de Polícia de Mauá encontra-se instalada na rua Justino Paixão, 67, a frente dessa repartição policial está seu titular  Dr. Geraldo Cardoso de Mello filho e como subdelegado o sr. Joaquim Bueno de Oliveira são auxiliares naquela delegacia os srs.  Jaime Martins Salgueiro, investigador Manoel Gomes, encarregado do trânsito e Ayrton Jairo França, escrivão de polícia, O destacamento policial conta com 18 elementos da força pública comandados pelo sargento Gustavo Pereira da Silva.
O posto Policial do Jardim Zaíra há pouco instalado naquele bairro tem como chefe o inspetor Antonio Alves Cardoso.

Guarda Noturna

Pela Lei nº 292 de 26 de outubro de 1959 foi criada a Guarda Noturna Municipal destinada aos serviços de Vigilância Noturna seu diretor-comandante é o tenente Rufino Ângelo Ramos co ajudado pelo inspetor-chefe Benedito Cardoso Filho e pelo subinspetor Expedito Cândido conta a Guarda Noturna Municipal de Mauá com 15 elementos especializados. 

Registro Civil

O cartório de Registro Civil de Mauá está instalado na avenida Queiroz Pedroso, 45, São titulares o dr. José Maria Matosinho oficial do Registro Civil e anexos e ainda os srs Vitor Pedro Dell Antônia e Tercilio Tamagnai, juízes de Paz.

Coletoria

Instalada em abril de 1960 está a Coletoria Estadual funcionando na avenida Barão de Mauá, 195 juntamento com o Posto Fiscal de Mauá , É titular da mesma o sr. Luis Alberto Ramos de Faria sendo escrivão o sr. Renato Fink, O Sr. Atilio Benedetti é o chefe do Posto Fiscal de Mauá.

Entidades Culturais

Órgãos oficiais: Comissão de Esportes, Liga Mauaense de Futebol e Comissão Municipal de Cultura. Existem no município 20 clubes registrados na Liga Mauaense de futebol e mais 15 não registrados, Conta o município com 4 associações culturais e recreativas que são: Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Mauá, Grêmio Cultural Monteiro Lobato, Associação Atlética Industrial e Esporte Clube Porcelana Real.

Veículos

Para os diversos serviços na cidade, a Prefeitura possui os seguintes veículos e maquinários: 5 Ambulâncias, 2 moto niveladoras, 1 coletor de lixo, 2 tratores, 2 pás carregadeiras, 1 betoneira, 3 carros basculantes, 1 rebritador, 2 peruas, 2 caminhões fixo, lambreta, 1 jipe, 1 camioneta e 2 charretes com animais.

Guarda Infanto Juvenil

Em colaboração com o Lions Clube de Mauá, a Prefeitura proporcionou a instalação da Guarda Infanto Juvenil de Mauá, entidade que tem por fim a educação cívica e moral dos jovens que a integram, Recebe esta prestativa entidade meninos de todas as camadas sociais que prestam vários serviços à cidade.

Merenda Escolar

Consoante convênio assinado com a Campanha Nacional de Merenda Escola, que fornece o leite em pó, vem a municipalidade suprindo todos os estabelecimentos de ensino primário do município com a merenda escola numa média de 7 mil e 250 merendas diárias tendo feito também várias doações de fogões, fogareiros a gás e botijões, bem assim liquidificadores, Fornece também açúcar, Ovomaltine, Nescau, Nutroral, Neston e outros ingredientes de modo a proporcionar o enriquecimento da merenda. Como encarregado desse setor da Prefeitura Municipal de Mauá está o sr. Éden Brazil da Paz.     


Fonte: Jornal A Tribuna - 8 de dezembro de 1963 páginas 10 e 11 
Pesquisa: Alex Ferreira








Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe sua mensagem