Movimento Pró Gibiteca em Mauá Movimento Pró Gibiteca em Mauá | Mauá Memória, história e Cultura

A outrora Casa dos Emancipadores e futura sede da Gibiteca de Mauá

Movimento Pró Gibiteca em Mauá 

Por que uma Gibiteca para Mauá? 

Apesar de ter sido projetada por mais de 6 vezes em diversos projetos da Secretaria de Cultura de Mauá, nunca se efetivou na cidade a criação de uma Gibiteca, apesar de desde os anos 80 existirem pelo menos uma em cada cidade do ABC com destaque para a maior que fica na cidade de Santo André.

Então como movimento organizado estamos cobrando junto a Prefeitura de Mauá a criação do espaço cultural voltada a 9º arte intitulado "Gibiteca Mauá" para os fãs de quadrinhos e cultura POP em geral.

Essa espaço será o ponto de encontro de Desenhistas, Leitores, Roteiristas e demais aficionados do gênero Quadrinhos, além de ser um espaço voltado para debates, oficinas, palestras, exposições e leitura dos fãs de Quadrinhos e cultura Geek.

Esse local além do universo das HQs também terá espaço dedicados aos Fanzines, Games, Cosplay, RPG, Card Games, Board Games e projetos relacionados com esses segmentos e também oficinas voltadas para esses públicos que são correlacionados aos quadrinhos.

Vale lembrar que Mauá conta com um gigantesco público para cultura Quadrinhos e Geek visto que a cada edição de eventos desse segmentos temos um público médio de 5.000 pessoas.

Lembramos também que na cidade desde os anos 70 temos diversas bancas que trabalham especialmente com histórias em Quadrinhos e que tiveram o auge do sucesso nos anos 90 com público fiel de gibis em geral, temos também na cidade dezenas de produtores de HQs entre roteiristas e desenhistas alguns que até desenharam para editoras americanas como a Marvel Comics por exemplo, vale aqui lembrar do desenhista Luke Ross (Luciano Queiroz) que morava na Vila Magini e hoje desenha para editoras americanas, Temos também na cidade o roteirista Alex Mir que já foi diversas vezes premiado no troféu HQmix além de ter uma extensa obra e carreira nos quadrinhos dentre outros, Já tivemos muitas escolas de desenho na cidade focadas em Quadrinhos como a Arte e Imagem e a Escola ESA entre outras, a cidade também já foi sede de diversos eventos como o ABC Comics, Feira de Quadrinhos do ABC, Heromix e Encontro de Desenhistas do ABC 

O local que estamos pleiteando para essa Gibiteca é um espaço público que pertence a Prefeitura de Mauá e fica do lado direito dos Correios do centro de Mauá ( Praça Vinte e Dois de Novembro ao lado do nº 81) e que outrora sediou o jornal Folha de Mauá, foi sede do movimento emancipador da cidade e está desde os anos 90 abandonado pelo municipalidade.

Nosso objetivo é trazer entretenimento, cultura e diversão para o público fã de quadrinhos de Mauá e grande ABC e manter viva a história desse espaço no centro de Mauá de onde saiu a emancipação de nossa cidade e também criar um selo de produção Quadrinhos associada a Gibiteca.

Atrelada a história da cidade nosso grupo planeja também uma série de Fanzines contando a história da cidade que seriam produzidos nas oficinas da Gibiteca.

Para conhecer um pouco mais o grupo Pró Gibiteca Mauá,  acompanhar e apoiar esse projeto que visa tonar nossa cidade um polo criativo em São Paulo nossas ações acesse o link abaixo ficaremos felizes em contar com seu apoio:

 Conheça o grupo pró Gibiteca Mauá

 Movimento Pró Gibiteca de Mauá

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe sua mensagem