O erro na data do Brasão do Município de Mauá O erro na data do Brasão do Município de Mauá | Mauá Memória, história e Cultura

 


Existe uma informação no Brasão do município de Mauá que a algum tempo gostaríamos de comentar aqui a título de informação e que talvez no futuro possa ser corrigida pela municipalidade que é a data de inauguração da Estação Pilar. (atual Mauá), essa informação, Que partiu de um estudo do historiador Renato Alencar Dotta,  já foi até publicada anteriormente no Jornal "A Voz de Mauá" em abril de 2003 e também na coluna do Ademir Médici no jornal Diário do Grande ABC e estamos compartilhando-a aqui no nosso site com os leitores do Mauá Memória.


No Brasão consta a data de 1 de abril de 1883 como a data de inauguração da estação Pilar (atual Mauá) conforme texto abaixo extraído do site da Prefeitura "No listel vermelho, as datas 1.4.1883 e 1.1.1954, lembram a data da inauguração da Estação Ferroviária e a data em que o Distrito recebeu os foros de Município, respectivamente." Fonte: Lei Municipal nº 267/59.

Só que conforme publicação do jornal Correio Paulistano de 24 de abril de 1883, a inauguração da Estação Pilar (Mauá) ocorreu em 23 de abril de 1883 conforme texto da época transcrito abaixo:

São Paulo Railway Company

Ontem as 9 e 15 minutos da manhã, partiu da estação da Luz desta ferrovia um trem especial levando os srs. Bracker, superintendente interino, Araújo Costa, chefe do tráfego, dr. Barauna, engenheiro fiscal da mesma estrada, o representante desta folha, diversos convidados e uma banda de música, com o fim de inaugurar a nova estação do Pilar, entre as estações de São Bernardo e Rio Grande.
Na chegada do trem subiram ao ar muitos foguetes, tocando a banda de música e vindo receber as pessoas que iam no trem os moradores da circunvizinhança da estação.

depois da visita à estação, que acha-se completamente pronta, e já com o respectivo chefe, os srs. Antonio de Queiroz e Antonio Franco convidaram as pessoas presentes para uma belo almoço, na casa do ultimo destes srs., que mora perto da estação.

Por esta ocasião fizeram-se brindes as pessoas presentes, aos diretores da estrada de ferro Inglesa, ao engenheiro Fox, a Imprensa Paulistana, e aos srs. Antonio de Queiroz e Antonio Franco, retirando-se o trem inaugural a 1 hora da tarde para a capital.

É esta a primeira estação que se inaugura depois da abertura da estrada de ferro inglesa, há cerca de 15 anos.

A nova estação acha-se colocada em um local magnifico, pelo bom terreno que a circunda, tendo perto matas ainda virgens e próprias para a construção.

É de esperar-se que em breve tempo a estação torne-se um prospero e bonito povoado, principalmente até se estabeleçam núcleos coloniais.
É um melhoramento digno de elogios que merecem os diretores da São Paulo Railway.

Correio Paulistano, Terça feira, 24 de abril de 1883


Correio Paulistano, Terça feira, 24 de abril de 1883


Correio Paulistano, 23 de abril de 1883

Não existem informações a respeito dessa data de 1 de abril de 1883, a não ser a informação da Lei Municipal citada acima e talvez por um lapso tenha se colocado a data erroneamente na bandeira, mas a data correta de inauguração é 23 de abril de 1883, quem sabe num futuro próximo a municipalidade faça a correção desta data importante para a história de nossa cidade.

Alex Ferreira



Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe sua mensagem