Capela Nossa Senhora Aparecida Capela Nossa Senhora Aparecida | Mauá Memória, história e Cultura

 


Por William Puntschart

Em Mauá existia, desde o início do século passado, uma igreja em homenagem á padroeira do Brasil. Era a Capela Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião edificada, em 1915, no antigo sertão dos alemães ou dos Beber, sobrenome de família abastada na época, grande proprietária no atual Sertãozinho. Distante do centro, o bairro desenvolveu-se, economicamente, a partir da comercialização de madeira, utilizada como dormente nos trilhos da São Paulo Railway Company e, mais tarde, nos fornos de olarias, envolvidas com a produção de tijolos e telhas; além disso , também, ali destacou-se intensa extração de areia, impactando negativamente o meio ambiente. Hoje o bairro, em desenvolvimento, recebe o Polo Industrial do Sertãozinho. Porém, com o advento do rodoanel a capela foi demolida em 2008.

Por fim, gostaria de registrar a participação de João Aletto, já falecido, companheiro nessa e em outras atividades relacionadas á história de nossa cidade.

Original: Neusa Antico (Década de 1940). Membros do conjunto Canta Brasil, liderados por Ermelino Plínio Antico, de colete, em frente á capela do Sertãozinho

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe sua mensagem