INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

 


EMO ARANHA 3 - QUANDO RAIMI VIROU BURTON

Por Lincoln Nery

Bom, sei que já faz tempo que o filme foi lançado, e que já tivemos um reboot, mas não posso deixar de relembrar essa pérola chamada Homem-Aranha 3.  Pô! Eu esperava um filme, no mínimo, próximo a magnitude dos outros dois, mas o resultado ficou bem abaixo do satisfatório.

O filme não é tão ruim como a maioria do gênero, mas quase se qualifica como os filmes do Tim Burton para Batman. O que não é bom...

Pô, Sami Raimi (o diretor) elevou as adaptações de HQs para um novo patamar quando lançou o primeiro Aranha, porque, além de bem feito ele mudou coisas mínimas, só pra adequar a saga a duas horas de filme, e não fez frescuragens pelo seu gosto, coisa que caras como Burton adoram fazer em adaptações de heróis para o cinema. Burton fez o Coringa matar os pais de Batman, transformou o herói numa fantasia gótica. Pô! Ele criou outro Batman. E inspirou toda uma geração de diretores a fazerem isso em suas adaptações. Durante décadas víamos heróis dos quadrinhos deformados em seus conceitos no cinema.



Raimi tinha mudado isso (ele e fracassos da Warner como Mulher-Gato e Batman e Robin, claro), mas em Homem-Aranha 3, parece que quis sacanear e fazer uma Crise nas Infinitas Terras do cinema de heróis e voltar ao que era antes.

Vamos lá, ao que eu acho errado no filme:

O uniforme cair do céu do nada - dizem que foi a forma de Raimi dizer que o Venom é uma coisa criada do nada, uma critica as HQs dos anos 90. 

Para quê a Gwen Stacy no filme? Se ela foi retirada dos primeiros, pra que agora? Só para azucrinar a cabeça de quem começa a ler gibi depois de ver o filme, ou seria para ajudar aos roteiristas incompetentes que já ressuscitaram a personagem trocentas vezes a fazer mais 1000000 vezes com a desculpa do sucesso do filme (cof cof, Batgirl...)

Homem-Areia, um dos vilões mais cretinos da galeria aracnídea num filme? Nunca imaginei isso... O Duende Verde 2 podia ser o saco de pancadas do Aranha até o Eddie se tornar o Venom, muito bem...

Pintar o uniforme tradicional de preto foi outra idéia cretina, pois o visual do uniforme negro é muito bacana, e podia muito bem ser transportado para as telas sem problema.

Ah, o beijo do Aranha na Gwen? Peter foi um corno triste durante dois filmes, apenas para jogar o seu amor com a Mary Jane no lixo só pra dar um beijinho? Quando vi a cena, achei que o uniforme negro já estava influenciando a cabeça dele, mas é mostrado que o uniforme só o possui bem depois, coisa estranha.

A má vontade de Raimi com o Venom foi o pior, mesmo assim ele é o personagem mais interessante do filme. Pena que só aparece em cinco minutos da trama, com um plano bem bobinho...

A roupa do Duende 2 foi digna de Joel Schumacher... Sem comentarios...

Ah, e o que falar da cena do Homem-Areia com o Tio Ben? Alguém disse ai, Coringa, Waynes e... Burton?????

Uma pena que a minha ultima lembrança de Tobey, Raimi e Aranha seja esta...


Postar um comentário