INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

 

Foto de 1984 da primeira  peça do grupo A BOMBA DO RISO na antiga Biblioteca de Mauá onde hoje é a Fama

Iniciativa CONTANDO HISTÓRIAS - Grupo CAPA 36 anos - O Grupo CAPA é o 5º da história do teatro de grupo em Mauá. Hoje o Grupo CAPA é o mais antigo em atividade na Cidade sobrevivendo a três décadas na história. Fundado em 16 de março de 1984, através de um curso de teatro ministrado pelo Ator e Diretor Paulo Cardoso, nasceu o Grupo CAPA, com objetivos de popularizar o teatro na cidade de Mauá e descobrir novos talentos da arte de representar. 

Os ensaios aconteciam na antiga Biblioteca e espaços alternativos. O grupo passou por muitos obstáculos durante a década de 80. “A segunda peça do Grupo, Consultório Maluco, sofreu censura federal e teve que ser adaptada na época”. Já a peça infantil “A Chuvas de Sorrisos”, que contava a história de uma Cidade abandonada chamada “Cidade das Flores” foi proibida de ser apresentada no Teatro Vinícius de Moraes (Antigo Educandário). 

Peça Chuva de Sorrisos que foi censurada em Mauá na época.

O grupo também viveu momentos gratificantes de muito sucesso durante suas andanças. Entre os melhores, está à produção do espetáculo “O Céu Uniu Dois Corações” de Antenor Pimenta com direção de Paulo Cardoso, A peça bateu todos os recordes de apresentações e público, viajou por todo o Estado de São Paulo e ficou em cartaz durante três anos perfazendo 119 apresentações, coisa que nos dias de hoje não é mais possível.

Peça minha casa é um paraíso

 O Grupo ainda ganhou muitos prêmios importantes para a cidade de Mauá, venceu por duas vezes a etapa Regional do Mapa Cultural Paulista com as peças “Diário de Adolescente” de Flavia Licienni e “A Greve dos Sexos” de Aristófanes. Hoje o Grupo coleciona 56 prêmios em sua carreira um dos mais importantes da região do Grande ABC. O grupo vem aos longos dos anos trabalhando no resgate histórico do Circo-teatro no Brasil.

Peça Consultório Maluco

Peça Consultório Maluco

1º ELENCO FORMADO: O primeiro elenco foi formado por alunos do Curso de iniciação teatral ministrado pelo Ator e Diretor Paulo Cardoso, que na época estudava Teatro na Escola Laboratório Emílio Fontana em São Paulo. 

Cena da peça "Os três gostosões"

Elenco Fundador: Paulo Cardoso, Ariana Rodrigues, Celso Gaffo, Valdir Alves Sandy Siquelly, Cicero Vieira, Sandra Cardoso, Zé Rodrigues Eliana Cheis, Willian Bandeira, Cissa Abdalla, Abel Rodrigues, Meire Fernandes, Ellen Simon, Moises Camargo, Marisa Fernandes, Toninho Jessil, Giovanini Cantarini e Lourival Moreno. 

- A primeira peça foi A BOMBA DO RISO de Paulo Cardoso, que era apresentada em forma de show nos bairros da Cidade de Mauá, nas Sociedades Amigos de Bairros. Depois veio a peça CONDULTÓRIO MALUCO e o infantil A CHUVAS DE SORRISOS.

- O NOME DO Grupo na sua primeira formação era chamado de GRUPO HOLLYWOOD, depois em 1986 passou a chamar Grupo CAPA.

Contato: 

GRUPO CAPA (Núcleo de Artes Cênicas) PONTO DE CULTURA Endereço: Rua José Batistella, 431 - Jd. São José - Mauá/SP  CEP 09340-710 - E-mail grupocapa@hotmail.com


Peça Mistério e Paixão









Postar um comentário