Se você estiver interessado em sua própria história familiar, um bom ponto de partida é criar uma árvore genealógica.

Uma árvore genealógica é uma representação visual da linhagem de uma pessoa, traçando relacionamentos até ancestrais comuns. Visualmente semelhante a um organograma, este diagrama geralmente é apresentado em uma estrutura de árvore começando com um indivíduo como raiz. Da raiz, as linhas que representam os ramos terminam em caixas que representam as folhas. Cada folha representa membros individuais da família com informações como datas de nascimento, casamento e morte.

Um diagrama da árvore genealógica ou um gráfico genealógico facilita o registro de pessoas, lugares e eventos que constituem a história de sua família.

 Aprenda a desenhar uma árvore genealógica (ou comece mais rápido com alguns exemplos de árvores genealógicas).


Por que criar uma árvore genealógica?


Se você está um pouco interessado em sua ancestralidade e gostaria de obter algumas informações sobre quem você é e de onde veio, você pode criar um gráfico genealógico.



Existem muitas razões para fazer suas próprias árvores genealógicas:

Dá a você uma conexão com sua herança.

Pode ajudá-lo a rastrear problemas de genética e saúde familiar.

É um bom exercício para aprender a história de sua família em relação a eventos históricos.

É uma boa maneira de despertar o interesse de seus filhos para que queiram aprender sobre os antepassados ​​e preservar as histórias da família.

Pode ser divertido!

Como desenhar uma árvore genealógica

Uma árvore genealógica pode ser tão simples ou tão complicada quanto você quiser.

Um gráfico genealógico simples pode incluir você, seus pais, seus avós e seus bisavós. Um gráfico complicado da árvore genealógica pode incluir você, seus pais, seus irmãos, tias e tios, primos e assim por diante.

Até onde você vai e quem você inclui depende de você.

Começando

Antes de começar a desenhar sua árvore genealógica, você pode fazer um pequeno planejamento. Por exemplo, você pode se perguntar:

Quão longe você quer voltar?

Há alguém em sua família que já tenha essa informação para lhe dar um ponto de partida?

Que tipo de informação você deseja incluir em cada folha (nascimentos, casamentos, óbitos)?

Você quer adicionar fotos de seus ancestrais a cada folha? Onde você pode encontrar essas fotos?

Você também pode determinar em que direção desenhará a árvore. Na natureza, as árvores crescem do solo ao céu, mas no papel ou na tela do computador, as árvores genealógicas podem se desenvolver de baixo para cima, de cima para baixo ou horizontalmente. Pode ser uma boa ideia olhar alguns exemplos de árvores genealógicas para ajudá-lo a decidir como sua árvore será desenhada.

Não existe uma única definição de árvore genealógica que dite o que deve ser incluído ou como a árvore genealógica deve ser. Mas observe que se você simplesmente deseja mapear relacionamentos sem cavar muito fundo, você pode desenhar um diagrama de parentesco simples. Os diagramas de parentesco usam símbolos, linhas e letras básicos para representar relacionamentos e ajudá-lo a visualizar sua linhagem.



Modelo de diagrama de parentesco


1. Reúna informações sobre sua família

Escreva o que você sabe, peça aos membros da família que preencham as lacunas e encontre fotos e documentos. Visite bibliotecas e fontes genealógicas online para pesquisar registros de censo, notícias, títulos de propriedade e outros documentos que podem verificar sua ancestralidade.

Lembre-se de que você só pode voltar até esse ponto devido à disponibilidade limitada de registros confiáveis. Você pode ter ouvido falar de algumas pessoas dizendo que traçaram sua linhagem até Adão e Eva. Mas, na realidade, é muito difícil encontrar registros precisos com mais de algumas centenas de anos porque muitos registros foram destruídos em incêndios, enchentes, atos de guerra e simples negligência. Algumas áreas do mundo eram melhores em manter e preservar registros do que outras, então até onde você pode voltar dependerá de onde sua família veio. A maioria dos contornos de árvores genealógicas remonta a três ou quatro gerações por causa da informação limitada.


2. Desenhe um esboço da árvore genealógica

Compile todas as informações que você tem e crie um esboço. Comece traçando você mesmo até seus ancestrais ou comece com o ancestral mais antigo que você conhece e siga em frente até você.

Você pode desenhar sua árvore genealógica à mão livre usando caneta e papel ou criar uma árvore genealógica online usando o Lucidchart. Através deste espaço de trabalho visual, você pode selecionar um modelo de árvore genealógica online e modificá-lo com alguns cliques simples.


3. Adicione informações a cada folha

Cada membro da família será representado por uma forma conectada por linhas para representar relacionamentos. Normalmente, uma caixa ou retângulo é usado para representar seus parentes, mas você pode usar qualquer forma que desejar. Cada forma é uma folha da árvore. A forma que você decidir usar como folhas deve ser consistente e dimensionada para incluir as informações que você planeja colocar em seu gráfico da árvore genealógica.

Coloque fotos, datas de eventos importantes e qualquer outra informação que você deseja incluir em sua folha. Ao reunir essas informações, recomendo algumas diretrizes adicionais:

Simplifique

Se você deseja que o diagrama da árvore genealógica seja útil para outros membros de sua família, mantenha-o simples para que as informações possam ser facilmente digitalizadas e digeridas. Tente fazer com que cada nível da árvore represente uma única geração para que seja fácil rastrear relacionamentos.

Não areje a roupa suja da sua família

Quem vai olhar para este diagrama da árvore genealógica? Pode haver alguns segredos de família que não são conhecidos por todos os membros vivos da família, então tente ser sensível ao adicionar informações que podem não ser muito bem-vindas para alguns de seus parentes.


4. Distribua o diagrama da árvore genealógica

Esta é a parte divertida - depois de terminar seu gráfico genealógico ou diagrama da árvore genealógica, compartilhe-o com seus familiares e dê-lhes a chance de refletir sobre sua genealogia ou aprender novas histórias familiares. Você também pode convidá-los a fornecer informações adicionais.


5. Links que podem te ajudar nesse trabalho:

https://www.lucidchart.com/

https://www.familysearch.org/

https://www.myheritage.com.br/

https://www.familytree.com/

https://www.ancestry.com/