INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

 





Já fiz um artigo sobre a merenda escolar nos anos 1970 e agora vou falar um pouco sobre a merenda que eu e muitos outros comiam entre 1988 e 2000 por que fiz da primeira série até o 3º colegial numa escola do Jardim Zaíra em Mauá/SP (Zairão), escola pública, então não sei se era a mesma coisa nas outras escolas.

Lembro que o intervalo era exatamente 9h30 e no meu bairro era muito frio e a escola também era bem fria e  muitas vezes a criança saia de casa 6h50 para ir a escola só com o pãozinho com manteiga na barriga e um copinho de café e quando dava a hora o intervalo já estava morrendo de fome e o que tinha pra comer?

Polenta com carne moida: receita clássica na escola era aquela polenta meio mole com um caldo de carne moida por cima, muitas vezes era repetida na semana.

Macarrão Parafuso com carne moida: Outra receita clássica nas escolas e era muito gostoso esse macarrão bem melhor que o de hoje em dia e a carne era bovina mesmo, por que hoje vem uma coisa que você não sabe qual é a origem.

Macarrão Parafuso com Salsicha: Um clássico sendo servido quase toda semana na escola ou talvez quando a cozinheira estava sem inspiração, mas a garotada adorava, pois nos anos 90 não era todo mundo que tinha dinheiro para comprar salsicha e eram bem caras aquela época.

Canjica: Esse era aquele tipo de merenda que não podia repetir comeu uma vez só e pronto era muito gostosa feita de leite mesmo e a tia te tirava da fila se visse que você queria repetir.

Mingau: tinha três opções que eram o mingau normal, mingau de morango e o de chocolate, esses ultimos dois muitas vezes era servidos mais frios e ficavam muito gostosos.

Sopa de letrinha: Não era sempre, mas lembro de ter comido umas 5 vezes na escola as sopas de letrinha que nos anos 90 era novidade e passava na TV a propaganda.

Sopa de feijão: Só de lembrar já dá água na boca, sopinha de feijão bem quentinha na hora do intervalo no frio era muito bom e podia até repetir.

Caneca de chocolate com bolacha: Era muito difícil ter, mas quando não tinha merenda essa era a refeição.

Bisnaguinha com Geleia de morango e um suco: outro combinação que era servida quando não tinha merenda na escola e a criançada adorava.

Arroz e feijão com peixe: Lembro até hoje dessa merenda, por que só vi isso na escola uma vez só em 1993 depois disso nunca mais, era muito raro cozinharem arroz e feijão na escola.

Arroz Doce: Esse era o clássico dos clássicos na escola, sempre repetia umas 2 ou 3 vezes e o leite era leite mesmo, falo isso por que hoje não dá pra sabe o que é aquilo que chamam de leite nas escolas.

Arroz com frango desfiado: Outra iguaria que a molecada adorava, inclusive eu por que além de ser muito gostoso enchia a barriga e você não ficava com fome no meio da aula, era muito bom.

Arroz com sardinha: Também tinha, mas não era sempre, mas era muito bom 

Polenta com sardinha: Era bem gostoso principalmente quando você era o primeiro da fila e conseguia pegar um pedaço bem grande de sardinha valia uma repetição dessa merenda.

Arroz com carne moida: Outra merenda bem gostosa mas era servida quase nunca e a gente achava chique na época, normalmente era a polenta com carne moida que reinava no cardápio.

Hambuguer com refrigerante:SIM! em 1992 serviram na escola!, Mas não podia repetir e era hambuguer com queijo e refri!!! foi a primeira vez que eu comi um Hamburguer na minha vida.

Bom era basicamente isso, não lembro de servirem muitas frutas, era mais banana mesmo, Mexirica e maçã as vezes, sucos era aqueles bem baratos mas poucas vezes e nunca vi carne na escola, deixe nos comentários abaixos, as comidas que você lembra que comeu na escola na sua época.  


Postar um comentário