INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

 


Quarenta anos depois das canções amargas escritas na sequência do divórcio de duas bandas para seu último álbum, The Visitors, de 1981, o quarteto pop sueco se reuniu para Voyage, um álbum de novas canções que será lançado em 5 de novembro - incluindo, dizem eles , uma canção de Natal. Duas faixas dele, a balada épica e imponente I Still Have Faith in You e a vibrante Don't Shut Me Down, já estão disponíveis.

Avatares digitais do Abba

O grupo - Benny Andersson, Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad e Björn Ulvaeus - também anunciou uma nova experiência de show em Londres, também chamado Voyage, começando em maio de 2022. Versões digitais de si mesmos (não hologramas, afirmou a equipe) aparecerão todas as noites ao lado de uma banda ao vivo de 10 integrantes em um novo local com capacidade para 3.000 no parque olímpico da cidade, chamado Abba Arena. Os ingressos estarão à venda na terça-feira, 7 de setembro.

Lyngstad disse sobre seu reencontro: “Foi uma grande alegria trabalhar com o grupo novamente - estou muito feliz com o que fizemos”, e chamou Andersson e Ulvaeus de “compositores excepcionalmente talentosos e verdadeiramente geniais”.

Ulvaeus disse sobre Fältskog e Lyngstad: “Fiquei completamente pasmo com a maneira como eles tocaram essas canções”, com Andersson dizendo: “Acho que ouvir Frida e Agnetha cantando de novo é difícil de vencer.”

Andersson acrescentou: “Estamos realmente navegando em águas desconhecidas. Com a ajuda de nossos eus mais jovens, viajamos para o futuro. ”


Traje para captação de movimentos para os "Abbatares"

Os avatares digitais do Abba foram criados usando tecnologia de captura de movimento, semelhante à usada por Andy Serkis e outros para retratar bestas CGI em filmes de Hollywood: o grupo foi filmado em ternos justos para as recriações realistas. Wayne McGregor, artista residente no Royal Ballet de Londres, coreografou a performance da banda, e uma equipe de 850 membros da Industrial Light & Magic, empresa de efeitos fundada por George Lucas, projetou e animou os avatares envelhecidos das filmagens.


Publicidade

McGregor disse: “Imagine: crescer no norte da Inglaterra nos anos 70 e aprender dança de salão, latim e disco ao som das incríveis canções do Abba. Eu tinha oito anos e estava totalmente transportado. Avançando para 2020, estando na Suécia e dançando com o Abba - na vida real! Eu estava prestes a fazer 50 anos e fui totalmente transportado de novo. Essa é a magia do Abba. ” Ele prometeu “magia tecnológica, imersão de ponta e inovação em entretenimento. E ainda em seu coração ardente, simplesmente temos novas canções, novos movimentos, canções clássicas, movimentos clássicos. ”

A filmagem é dirigida pelo cineasta Baillie Walsh e produzida por Johan Renck - mais conhecido como o diretor vencedor do Emmy da minissérie de TV Chernobyl - e Svana Gisla, que trabalhou com Renck nos vídeos do último álbum de David Bowie, Blackstar. Também na equipe de criação está o filho do produtor cinematográfico de Benny Andersson, Ludwig.

Tanto o show quanto o álbum foram discutidos por algum tempo. O conceito de avatar - ou “Abbatars” como Ulvaeus os chamou - foi anunciado em 2016 pelo gerente musical Simon Fuller (que não está envolvido com a iteração de 2022). Em 2017, Andersson elaborou o projeto, dizendo: “Vai demorar um pouco, leva tempo para digitalizar um rosto. É divertido que seja tão avançado tecnologicamente. ” Em 2018, foi anunciado um programa de TV com os avatares, co-produzido pela BBC e NBC, que ainda não foi ao ar.


Propaganda

O grupo também anunciou que o encontro para o projeto teve “uma consequência inesperada. Todos nós sentimos que, depois de cerca de 35 anos, poderia ser divertido unir forças novamente e entrar no estúdio de gravação. Então nós fizemos. E foi como se o tempo tivesse parado e só tivéssemos saído de férias. Uma experiência extremamente alegre! ”

Duas músicas foram inicialmente escritas e gravadas, incluindo I Still Have Faith in You, mas seu lançamento foi adiado para o início de 2019, depois para o final de 2019, mas nunca apareceu. Desde então, o grupo continuou escrevendo e gravando, eventualmente terminando com um álbum completo de material.


Nesse ínterim, seu peso cultural pop continuou a crescer. O musical Mamma Mia!, Lançado em 1999 e recentemente reaberto no West End de Londres, reintroduziu os sucessos do grupo para as novas gerações. Uma versão cinematográfica de 2008 arrecadou mais de £ 440 milhões em bilheteria global e é uma das favoritas da família: é o DVD mais vendido de todos os tempos no Reino Unido. Uma sequência de 2018, Mamma Mia! Here We Go Again, ganhou £ 285 milhões globalmente.

Sua popularidade contínua significa que sua coleção de maiores sucessos de 1992, Abba Gold, é o álbum mais antigo na parada de álbuns do Reino Unido. Em julho, foi o primeiro a ultrapassar as 1.000 semanas ali, e atualmente ocupa o 14º lugar.

Muito antes do musical e do cinema, entretanto, seu catálogo de canções já era um dos mais bem-sucedidos - e brilhantes - em toda a música pop. Tendo se formado em 1972, no auge da fama em meados da década de 1970, seis dos sete singles consecutivos alcançaram.

Postar um comentário