INSCREVA-SE JÁ NO NOSSO CANAL

 


Aconteceu no Teatro Muncipal de Mauá no dia 1 de fevereiro a noite o encontro em Comemoração do Dia do Quadrinho Nacional em Mauá com a presença de diversos artistas da região do ABCDM Paulista, estiveram no encontro Lexy Soares, Thina Curtis, Alex Shinobi (Heromix), Walter Limonada. Diogo Mendes, Victor Zanelato da Molotov HQ e do Coletivo Colcha de Retalhos: Aretha Gasparini, Thina Curtis e Regi Munhoz.

No encontro aconteceram palestras e a apresentação dos quadrinistas e produtores culturais do ABC, além de feira de quadrinhos independentes e exposição de obras dos artistas.

Aconteceu também uma mesa redonda com os artistas onde se discutiram propostas para a cena regional de quadrinhos como uma feira intinerante de HQs nas sete cidades do ABC, Uma cooperativa de quadrinistas, Virada de Quadrinhos, propostas pedagógicas voltadas para o público infantil e também ações para aumentar a popularidade dos quadrinhos entre os jovens.

Sobre o Dia do Quadrinho Nacional

Esta celebração foi criada em 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP). Desde então, a entidade organiza o Prêmio Angelo Agostini, para prestigiar os profissionais brasileiros das histórias em quadrinhos.

O dia 30 de janeiro foi escolhido pois, nesta data em 1869, Angelo Agostini publicou na revista Vida Fluminense,[3] (1868-1875), aquela que é tida como a 1ª história em quadrinhos do Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte.

No mesmo ano, em 14 de março, em comemoração aos 50 anos do lançado do Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen, foi instituído pela Academia Brasileira de Letras e pela Associação Brasileira de Imprensa, que essa data seria o "Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos".

Fale conosco: mmnews@outlook.com.br

  






Postar um comentário