Estação Mauá: Um marco histórico da ferrovia paulista
A Estação Mauá foi inaugurada em 1883 com o nome de Pilar, como parte da São Paulo Railway (a "Ingleza"), a primeira ferrovia paulista, construída por ingleses para ligar Jundiaí a Santos. Originalmente feita de madeira, a estação teve papel central no transporte de cargas e passageiros. Com o tempo, ganhou um novo prédio em alvenaria e, em 1926, passou a se chamar Mauá. Tornou-se terminal dos trens suburbanos em 1929 e acompanhou o crescimento da cidade, que se tornou município em 1953. Em 1978, foi inaugurada a estação atual, e em 1994 passou a ser administrada pela CPTM, permanecendo ativa até hoje como importante ponto da malha ferroviária metropolitana de São Paulo.

Localização: Linha-tronco - km 53,109 (SP-2079)
Altitude: 763 metros
Inauguração original: 23 de abril de 1883
Prédio atual: Construído em 1978
Uso atual: Estação ativa da CPTM (trens metropolitanos)
A origem da linha férrea
A São Paulo Railway, conhecida popularmente como "Ingleza", foi a primeira ferrovia construída no estado de São Paulo. Entre 1862 e 1867, investidores britânicos, com destaque para o Barão de Mauá, lideraram a implantação da linha que ligava Jundiaí ao porto de Santos. Por décadas, ela foi a principal rota de escoamento do café e outras mercadorias do interior para o litoral, além de transportar passageiros — funcionando como um verdadeiro funil ferroviário cruzando a cidade de São Paulo de norte a sul.
Com o fim da concessão em 1946, a ferrovia foi nacionalizada e passou a se chamar Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ). Mesmo após sua incorporação à RFFSA nos anos 1970 e, mais tarde, à concessionária MRS em 1997, o nome EFSJ ainda é lembrado. O transporte de passageiros de longa distância foi encerrado nesse mesmo ano, mas o trajeto entre Jundiaí e Rio Grande da Serra segue ativo sob a administração da CPTM.
A história da estação de Mauá
A estação ferroviária de Mauá foi inaugurada originalmente em 1883 com o nome de "Pilar", em uma construção simples de madeira. Duas datas são mencionadas como possíveis inaugurações: 1º e 23 de abril — sendo possível que a primeira tenha marcado o início do transporte de cargas, como era comum na época.
O primeiro agente responsável pela estação foi Samuel Prado. Com o passar dos anos, o prédio de madeira deu lugar a uma estrutura em alvenaria, acompanhando o crescimento da região.
Em 1926, a estação passou a se chamar Mauá, nome que seria adotado também pelo município, oficialmente emancipado em 1953. Já em 1929, Mauá tornou-se o ponto final dos trens suburbanos da São Paulo Railway. Somente décadas depois os trilhos seriam estendidos até Rio Grande da Serra e Paranapiacaba.
A nova estação e a era da CPTM
Com o crescimento da cidade, uma nova estação foi construída e entregue à população em 27 de março de 1978, em cerimônia que contou com a presença do então Ministro dos Transportes, Dirceu de Araújo Nogueira. O novo prédio foi erguido nas proximidades da antiga estação, preservando inclusive a plataforma central original.
Em 1994, com a criação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a estação de Mauá passou a integrar oficialmente a malha de trens metropolitanos da Grande São Paulo, mantendo-se até hoje como um importante ponto de conexão para milhares de passageiros diariamente.
Curiosidade: A cidade de Mauá cresceu ao redor da estação ferroviária, que ainda hoje marca o coração do centro urbano e é símbolo do desenvolvimento local.
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