16 Anos de Mauá: Desfiles, Bandas e Uma Cidade em Festa
Foram homenageados três professores municipais — Ennio de Campos Mundt, Mariuza Aranha Alves e Maria Helena Rodrigues de Souza — por dedicarem grande parte de suas vidas à educação em Mauá. Também foram homenageados o artista mauaense Manoel Mantovani Damo; o professor Alexandre Fernandes, que elaborou o brasão oficial do município; e o coral da Banda Marcial Mirim.
O desfile escolar foi o ponto alto das solenidades no dia de Mauá
Várias solenidades marcaram, com início no último sábado, dia 5, o transcurso do 16.º aniversário da emancipação política e administrativa do Município de Mauá. A Comissão dos Festejos do Dia da Cidade, além de outros elementos de projeção na sociedade mauaense, deu o melhor de seus esforços para a realização das festividades. A festa de Mauá teve início no sábado às 14 horas, com a Abertura de um Torneio de Futebol de Salão no Ginásio de Esportes, entre as equipes do Colégio Estadual Visconde de Mauá; H. K. T.; e um convidado. Às 18 horas, na Câmara Municipal, foi apresentada uma exposição de telas a óleo, sob a orientação do artista mauaense Manoel Mantovani Damo; às 20 horas, o Centro Cultural e Esportivo, realizou-se o VIII Torneio de Pingue-Pongue, e às 20 horas, defronte do Gabinete do Prefeito, na rua Dr. Justino Paixão, a largada da III Prova Pedestre “Cidade de Mauá”.
DESFILE — No domingo, dia 6, às 9 horas, teve início o desfile das escolas e entidades comemorativas do 16.º aniversário. Participaram do desfile as escolas municipais e estaduais; diversas entidades esportivas, culturais e sociais; e a Banda Marcial Mirim da municipalidade. O Corpo de Bombeiros de Mauá e a Polícia Militar e Rodoviária estiveram presentes. Compareceram também ao desfile diversos prefeitos da região do ABC: prefeito municipal de Santo André, Pedro Dell’Antonia, e seu secretário de Turismo; o prefeito municipal de São Caetano; o ex-prefeito de Ribeirão Pires, Dr. Cardino Lobo, e diversas outras autoridades civis, militares e eclesiásticas.
Fazendo parte do desfile da Prefeitura Municipal, desfilaram carros alegóricos representando os 10 anos da Administração Americo Pernin; em outro carro alegórico o prefeito Leonel Damo; Rio Branco Neto, diretor-administrativo; João Crusius, secretário da Educação; Antenor Costa, secretário da Receita; e Cláudio Costa, secretário da Fazenda; a Banda Marcial de Mauá; Banda Mirim da municipalidade; e alunos da Escola Municipal do Magistério — primeira escola estadual de formação de professores da região do ABC.
CORPORAÇÃO MUSICAL “UNIÃO DOS ARTISTAS” DE ITU — Às 20h30, no Ginásio Municipal de Esportes, na rua Vinícius de Moraes, houve concerto da tradicional Corporação Musical “União dos Artistas” de Itu, com participação da Corporação Musical “Visconde de Mauá”. Às 0 horas, a festividade foi encerrada com o Hino Nacional executado pelas duas bandas. Houve também apresentação da Banda Civil de Biritiba, de Grajaú, e outras atrações musicais.
DIA DO MUNICÍPIO — Na segunda-feira, dia 7, o ponto alto das comemorações foi a Sessão Solene, realizada na Câmara Municipal, às 21 horas, com a participação de autoridades civis, militares e eclesiásticas de toda a região. Das 9 às 17 horas, no Ginásio de Esportes do Jardim Zaíra, houve a Olimpíada Estudantil de Mauá.
SESSÃO SOLENE — Sob a presidência do vereador Pedro Alexandre Filipe, foi realizada a Sessão Solene comemorativa do aniversário do município. Estiveram presentes o prefeito Americo Pernin; o presidente da Câmara Municipal; o deputado federal Oscar Pedroso Horta; deputado estadual Pedro Dell’Antonia; prefeito de Santo André; coronel Salvador da Silva; Isidoro Della Torre; vereador José Carlos Serra; vereador Guilherme Primo Odulio.
Durante a Sessão Solene, usaram da palavra, entre outros, o presidente da Câmara Municipal; o prefeito Americo Pernin, que discorreu sobre o desenvolvimento do município, agradecendo o apoio dos munícipes, vereadores e autoridades presentes.
Foram homenageados três professores municipais — Ennio de Campos Mundt, Mariuza Aranha Alves e Maria Helena Rodrigues de Souza — por dedicarem grande parte de suas vidas à educação em Mauá. Também foram homenageados o artista mauaense Manoel Mantovani Damo; o professor Alexandre Fernandes, que elaborou o brasão oficial do município; e o coral da Banda Marcial Mirim.
Encerrando a sessão, falou o vereador Paulo Costa, que se referiu ao desenvolvimento do município, destacando o trabalho realizado pelo prefeito Americo Pernin e pela Câmara Municipal.
Fonte: Jornal a Tribuna, Domingo, 13 de dezembro de 1970
Apoie o Mauá Memória
Sua colaboração nos ajuda a manter viva a história de Mauá
💳 Contribua via PIX
Deixe 0,00 para gerar um código com valor em aberto