Mauá comemora 15 anos de emancipação Parte II
A comunidade conta com três corporações musicais e uma fanfarra escolar. A mais antiga é a Corporação Musical Lira de Mauá, fundada em 1934. O regente é o maestro Antônio Giordan. A Corporação Musical Mirim Lira de Mauá, integrada por meninos até a idade de 15 anos, tem apenas um ano de existência. A outra corporação é a Banda de Música Imaculada Conceição, fundada em 1955 por João Zoratini, Antônio Marinheiro e Antônio dos Santos. A fanfarra é composta por 52 estudantes do Instituto de Educação “Humberto de Campos”. O instrutor é o sr. Antonio Ratti.

No Município funcionam mais de 40 indústrias. Antigamente as atividades econômicas de Mauá giravam em torno da indústria de cerâmica, louça e porcelana, eis por que ainda é chamado de “Município da Porcelana”. Devido, porém, às facilidades oferecidas pela localização da região, próxima ao centro industrial do ABC e de São Paulo, e pela rodovia que une Mauá ao Vale do Paraíba, tornou-se a Cidade destacada potência industrial, notadamente com a instalação de indústrias de grande porte e da Refinaria de Petróleo União.
Mauá possui milhares de operários trabalhando em petróleo refinado e derivados; porcelana; vidro, planos e temperados, para automóveis; anilinas e tintas; isoladores de alta tensão; plásticos; produtos químicos e farmacêuticos; materiais eletrônicos e outros. Este ano a produção industrial ultrapassará a casa dos 250 milhões de cruzeiros novos, segundo o IBGE.
COMÉRCIO E AGRICULTURA
Inúmeros estabelecimentos comerciais proporcionam à população todo o conforto e comodidade dos grandes centros comerciais de São Paulo.
Por sua vez, a agricultura representa razoável atividade econômica do Município, bem como a avicultura, com várias granjas em franco desenvolvimento.
A lavoura, de tipo intensivo e especializada na alericultura, se destaca com respeitável produção, cujos principais centros consumidores são Santos e a Capital. Papel destacado exerce a Casa da Agricultura, órgão da Secretaria da Agricultura, que sob a direção do eng. Ennio de Andrade atende também Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, orientando os lavradores nos problemas de adubação, combate às pragas, vacinação de aves e fornecimento de sementes e mudas selecionadas.
ENSINO
Grande atenção é dedicada ao ensino com a construção de novas unidades escolares. Eis o quadro atual do ensino em Mauá: pré-primário, 9 classes, 270 alunos; primário, 29 estabelecimentos, 218 salas de aula, 16.549 alunos; admissão ao ginásio, 4 classes, 160 alunos; secundário médio, 2 escolas, 2.923 estudantes; científico, 350 alunos; clássico, 102 estudantes. Há ainda escolas de datilografia, conservatório musical, escolas do SESI, curso de corte e costura, desenho, enfermagem e outros.
Os alunos matriculados nas escolas primárias recebem merenda escolar por intermédio da Campanha Nacional de Alimentação Escolar, que neste ano, de fevereiro a novembro, fornece mais de 1.800.000 merendas. A CNAE, que na Cidade tem a supervisão da sra. Zuleika Ribeiro Paschoal, fornece leite, trigo laminado, farinha de trigo, fubá e outros alimentos, enquanto que a municipalidade cabe fornecer sal, açúcar, pão, macarrão, chocolate, mel e outros produtos. Fornece ainda fogões, gás engarrafado, liquidificadores e demais utensílios.
TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO
O transporte ferroviário é atendido pela EFSJ, com trens diários que ligam a comuna com Santo André, São Caetano do Sul, São Paulo, Ribeirão Pires, Cubatão, Santos e outras localidades.
A comunidade é servida por empresas de ônibus intermunicipais, que ligam Mauá a Santo André, São Paulo, Moji das Cruzes, Santos, São Vicente e outras cidades. Há também uma empresa urbana.
O Município possui mais de 800 aparelhos telefônicos, e a concessionária do serviço é a Companhia Telefônica da Borda do Campo. O telégrafo funciona na estação da EFSJ.
SAÚDE PÚBLICA
Dois hospitais, Centro de Saúde, postos de puericultura, posto do INPS, Pósto Obstétrico Domiciliar, Ambulatório Médico e Pronto-Socorro Municipal garantem a assistência à população.
O Hospital e Maternidade Mauá localiza-se na praça John Kennedy, na Vila Assis Brasil. O Hospital Imaculada Conceição pertence à Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mauá. Situa-se na avenida D. José Gaspar e é considerado como um dos mais modernos do ABC. Sua administração está entregue às religiosas da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Seu provedor é o sr. Elio Bernardi.
SEGURANÇA PÚBLICA
A Delegacia de Polícia está instalada em prédio próprio, na rua Guido Monteggia. O titular da DP é o dr. Durval de Oliveira, que conta com a colaboração de dois delegados adjuntos, drs. Evandro de Assis e Paulo Lopes dos Santos. Os escrivães são os srs. Airton Jairo França, Fábio Morais Lara e Atenor Carlos de Andrade. Estão lotados na DP os investigadores Antenor Ferracioli, Jaime Martins Salgueiro, João Pereira Rodrigues, Jurandir Severino da Silva, Elio Falanga, Augusto Fogge e Odair Peron.
O Destacamento Policial conta com efetivo de 60 homens, sob o comando do capitão José Rodrigues Mao. Por sua vez, o efetivo da Guarda Noturna Municipal é constituído de 20 guardas.
DESTAQUES
Duas são as associações culturais: Grêmio Cultural Monteiro Lobato e Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Mauá.
O Lions Clube, entre outras realizações, levou a efeito a campanha do bau visão nos grupos escolares e escolas isoladas. Foram examinados pela equipe do dr. José Luiz Mendonça de Barros cerca de 16 mil crianças, das quais 1.050 apresentaram deficiências visuais. O clube de servir entregará óculos a 700 dessas crianças.
A comunidade conta com três corporações musicais e uma fanfarra escolar. A mais antiga é a Corporação Musical Lira de Mauá, fundada em 1934. O regente é o maestro Antônio Giordan. A Corporação Musical Mirim Lira de Mauá, integrada por meninos até a idade de 15 anos, tem apenas um ano de existência. A outra corporação é a Banda de Música Imaculada Conceição, fundada em 1955 por João Zoratini, Antônio Marinheiro e Antônio dos Santos. A fanfarra é composta por 52 estudantes do Instituto de Educação “Humberto de Campos”. O instrutor é o sr. Antonio Ratti.
Fundado em novembro de 1957, o Coral Imaculada Conceição conta com 50 elementos de ambos os sexos. Interpreta cantos efolclóricos, sacros e do folclore brasileiro, e seu diretor artístico é o sr. José Valdemar Barbosa.
Uma das principais atrações da Cidade é a praça 22 de Novembro, com sua fonte sonora-luminosa e seu jardim típico oriental.
Apoie o Mauá Memória
Sua colaboração nos ajuda a manter viva a história de Mauá
💳 Contribua via PIX
Deixe 0,00 para gerar um código com valor em aberto