Mauá comemora 15 anos de emancipação Parte II

A comunidade conta com três corporações musicais e uma fanfarra escolar. A mais antiga é a Corporação Musical Lira de Mauá, fundada em 1934. O regente é o maestro Antônio Giordan. A Corporação Musical Mirim Lira de Mauá, integrada por meninos até a idade de 15 anos, tem apenas um ano de existência. A outra corporação é a Banda de Música Imaculada Conceição, fundada em 1955 por João Zoratini, Antônio Marinheiro e Antônio dos Santos. A fanfarra é composta por 52 estudantes do Instituto de Educação “Humberto de Campos”. O instrutor é o sr. Antonio Ratti.

Mauá comemora 15 anos de emancipação Parte II

No Município funcionam mais de 40 indústrias. Antigamente as atividades econômicas de Mauá giravam em torno da indústria de cerâmica, louça e porcelana, eis por que ainda é chamado de “Município da Porcelana”. Devido, porém, às facilidades oferecidas pela localização da região, próxima ao centro industrial do ABC e de São Paulo, e pela rodovia que une Mauá ao Vale do Paraíba, tornou-se a Cidade destacada potência industrial, notadamente com a instalação de indústrias de grande porte e da Refinaria de Petróleo União.

Mauá possui milhares de operários trabalhando em petróleo refinado e derivados; porcelana; vidro, planos e temperados, para automóveis; anilinas e tintas; isoladores de alta tensão; plásticos; produtos químicos e farmacêuticos; materiais eletrônicos e outros. Este ano a produção industrial ultrapassará a casa dos 250 milhões de cruzeiros novos, segundo o IBGE.

COMÉRCIO E AGRICULTURA

Inúmeros estabelecimentos comerciais proporcionam à população todo o conforto e comodidade dos grandes centros comerciais de São Paulo.

Por sua vez, a agricultura representa razoável atividade econômica do Município, bem como a avicultura, com várias granjas em franco desenvolvimento.

A lavoura, de tipo intensivo e especializada na alericultura, se destaca com respeitável produção, cujos principais centros consumidores são Santos e a Capital. Papel destacado exerce a Casa da Agricultura, órgão da Secretaria da Agricultura, que sob a direção do eng. Ennio de Andrade atende também Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, orientando os lavradores nos problemas de adubação, combate às pragas, vacinação de aves e fornecimento de sementes e mudas selecionadas.

ENSINO

Grande atenção é dedicada ao ensino com a construção de novas unidades escolares. Eis o quadro atual do ensino em Mauá: pré-primário, 9 classes, 270 alunos; primário, 29 estabelecimentos, 218 salas de aula, 16.549 alunos; admissão ao ginásio, 4 classes, 160 alunos; secundário médio, 2 escolas, 2.923 estudantes; científico, 350 alunos; clássico, 102 estudantes. Há ainda escolas de datilografia, conservatório musical, escolas do SESI, curso de corte e costura, desenho, enfermagem e outros.

Os alunos matriculados nas escolas primárias recebem merenda escolar por intermédio da Campanha Nacional de Alimentação Escolar, que neste ano, de fevereiro a novembro, fornece mais de 1.800.000 merendas. A CNAE, que na Cidade tem a supervisão da sra. Zuleika Ribeiro Paschoal, fornece leite, trigo laminado, farinha de trigo, fubá e outros alimentos, enquanto que a municipalidade cabe fornecer sal, açúcar, pão, macarrão, chocolate, mel e outros produtos. Fornece ainda fogões, gás engarrafado, liquidificadores e demais utensílios.

TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO

O transporte ferroviário é atendido pela EFSJ, com trens diários que ligam a comuna com Santo André, São Caetano do Sul, São Paulo, Ribeirão Pires, Cubatão, Santos e outras localidades.

A comunidade é servida por empresas de ônibus intermunicipais, que ligam Mauá a Santo André, São Paulo, Moji das Cruzes, Santos, São Vicente e outras cidades. Há também uma empresa urbana.

O Município possui mais de 800 aparelhos telefônicos, e a concessionária do serviço é a Companhia Telefônica da Borda do Campo. O telégrafo funciona na estação da EFSJ.

SAÚDE PÚBLICA

Dois hospitais, Centro de Saúde, postos de puericultura, posto do INPS, Pósto Obstétrico Domiciliar, Ambulatório Médico e Pronto-Socorro Municipal garantem a assistência à população.

O Hospital e Maternidade Mauá localiza-se na praça John Kennedy, na Vila Assis Brasil. O Hospital Imaculada Conceição pertence à Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mauá. Situa-se na avenida D. José Gaspar e é considerado como um dos mais modernos do ABC. Sua administração está entregue às religiosas da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Seu provedor é o sr. Elio Bernardi.

SEGURANÇA PÚBLICA

A Delegacia de Polícia está instalada em prédio próprio, na rua Guido Monteggia. O titular da DP é o dr. Durval de Oliveira, que conta com a colaboração de dois delegados adjuntos, drs. Evandro de Assis e Paulo Lopes dos Santos. Os escrivães são os srs. Airton Jairo França, Fábio Morais Lara e Atenor Carlos de Andrade. Estão lotados na DP os investigadores Antenor Ferracioli, Jaime Martins Salgueiro, João Pereira Rodrigues, Jurandir Severino da Silva, Elio Falanga, Augusto Fogge e Odair Peron.

O Destacamento Policial conta com efetivo de 60 homens, sob o comando do capitão José Rodrigues Mao. Por sua vez, o efetivo da Guarda Noturna Municipal é constituído de 20 guardas.

DESTAQUES

Duas são as associações culturais: Grêmio Cultural Monteiro Lobato e Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Mauá.

O Lions Clube, entre outras realizações, levou a efeito a campanha do bau visão nos grupos escolares e escolas isoladas. Foram examinados pela equipe do dr. José Luiz Mendonça de Barros cerca de 16 mil crianças, das quais 1.050 apresentaram deficiências visuais. O clube de servir entregará óculos a 700 dessas crianças.

A comunidade conta com três corporações musicais e uma fanfarra escolar. A mais antiga é a Corporação Musical Lira de Mauá, fundada em 1934. O regente é o maestro Antônio Giordan. A Corporação Musical Mirim Lira de Mauá, integrada por meninos até a idade de 15 anos, tem apenas um ano de existência. A outra corporação é a Banda de Música Imaculada Conceição, fundada em 1955 por João Zoratini, Antônio Marinheiro e Antônio dos Santos. A fanfarra é composta por 52 estudantes do Instituto de Educação “Humberto de Campos”. O instrutor é o sr. Antonio Ratti.

Fundado em novembro de 1957, o Coral Imaculada Conceição conta com 50 elementos de ambos os sexos. Interpreta cantos efolclóricos, sacros e do folclore brasileiro, e seu diretor artístico é o sr. José Valdemar Barbosa.

Uma das principais atrações da Cidade é a praça 22 de Novembro, com sua fonte sonora-luminosa e seu jardim típico oriental.

Apoie o Mauá Memória

Sua colaboração nos ajuda a manter viva a história de Mauá

💳 Contribua via PIX
R$

Deixe 0,00 para gerar um código com valor em aberto