Na última terça-feira de 2025, agentes ambientais libertaram 13 saruês
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Mauá libertaram 13 saruês capturados em áreas urbanas dos bairros Oratório, Feital, Zaíra e Vila Vitória. Os animais foram devolvidos a áreas de preservação ambiental da cidade. Em 2025, mais de 344 animais silvestres e domésticos já haviam sido resgatados em situações semelhantes. A população pode acionar a Guarda Ambiental pelos telefones 153 ou 4512-7661.
Na última terça-feira (30/12), equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Mauá realizaram a libertação de treze saruês que haviam sido capturados em áreas urbanas. Os animais foram encontrados em residências dos bairros Oratório, Feital, Zaíra e Vila Vitória e, em seguida, libertados em áreas de preservação ambiental — incluindo o Parque da Gruta de Santa Luzia e o Parque Natural Professor Oswaldo Dias.
Entre os saruês resgatados havia cinco adultos e uma fêmea carregando oito filhotes nas costas, localizada no Jardim Feital. Segundo os servidores responsáveis, esse tipo de resgate é comum, especialmente porque a expansão de áreas residenciais faz com que esses animais procurem abrigo e alimento em locais próximos às casas.
Durante o ano de 2025, até outubro, as equipes já haviam capturado mais de 344 animais em situações semelhantes, encaminhando-os para zonas naturais ou para Centros de Atendimento de Animais Silvestres do estado. Entre os animais resgatados estavam cavalos, coelhos, maritacas, jabutis e porcos-espinhos, além de cães e gatos.
A população pode acionar a Guarda Municipal Ambiental pelo telefone 153 ou pelo número 4512-7661 em caso de ocorrências semelhantes.
Fonte: Comunicação PMM
Apoie o Mauá Memória
Sua colaboração nos ajuda a manter viva a história de Mauá
💳 Contribua via PIX
Deixe 0,00 para gerar um código com valor em aberto