1º Encontro do Patrimônio Histórico de Mauá acontece de 18 a 20 de agosto de 2025
O 1º Encontro do Patrimônio Histórico de Mauá será realizado entre os dias 18 e 20 de agosto de 2025, reunindo especialistas, pesquisadores, artistas e a comunidade para debater, valorizar e preservar a história e a cultura mauaense. A programação inclui palestras, mesas de debate, apresentações culturais e atividades externas.

O 1º Encontro do Patrimônio Histórico de Mauá será realizado entre os dias 18 e 20 de agosto de 2025, reunindo especialistas, pesquisadores, artistas e a comunidade para debater, valorizar e preservar a história e a cultura mauaense. A programação inclui palestras, mesas de debate, apresentações culturais e atividades externas.
A abertura será na segunda-feira, dia 18, com credenciamento às 9h, seguida pela reunião preparatória do 16º Congresso de História e Memória do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Às 14h, acontece a abertura oficial com autoridades e a mesa temática sobre Patrimônio Histórico, mediada por William Puntshcart, com participação de Dani Maia, que falará sobre Educação em Mauá, Carlos Binder, que abordará o Hino de Mauá, e Mãe Solange, que apresentará a temática das Religiões de Matriz Africana. À noite, às 19h, será a vez da mesa sobre Patrimônio Artístico, mediada por Luciana Senhorelli, com Yasuichi Kojima, que falará sobre um bem material tombado, Cristiane Carbone, que abordará patrimônios afetivos, e Luciana Senhorelli, representando a Pinacoteca. O dia contará ainda com atrações culturais como Samba-lenço de Mauá, Associação Filhos de Ghandi e Escola de Samba do Jardim Anchieta.
Na terça-feira, 19 de agosto, às 14h, o tema será Patrimônio Arquitetônico, com mediação de Sylmara Jacob e participação de Guto Godoy, que falará sobre a Igreja Matriz – futuro Santuário, Heron Dalla Pacce, que apresentará a Capela Cristo Rei da Santa Casa, além de representantes do restauro da Casa Bandeirista e do Museu Barão de Mauá. À noite, a partir das 19h, será abordado o Patrimônio Turístico, Ambiental e Imaterial, com mediação de Simone Bello. Entre os convidados estão Anderson Vieira, falando sobre turismo e patrimônio, Sandra Chinchio, apresentando os 15 anos do projeto Guaruzinho, Antônio Coelho, que tratará do tombamento do Rio Tamanduateí, e representantes do Patrimônio Imaterial de Mauá. As apresentações culturais da noite ficam por conta do Coral Imaculada Conceição e da Orquestra de Violeiros de Mauá.
O encerramento será na quarta-feira, 20 de agosto, com um passeio comemorativo pelos 15 anos do Projeto Guaruzinho, voltado para adultos. A atividade será realizada das 9h às 12h, com mediação da professora Sandra Chinchio, saindo do Teatro Municipal de Mauá e seguindo até o Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia.
Durante todo o evento, o público poderá visitar a exposição “Patrimônios Culturais Afetivos de Mauá”, que apresentará porcelanas de Kojima e obras de Cristiane Carbone. A iniciativa promete ser um momento de celebração da memória, da cultura e da identidade da cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento e incentivando a preservação do patrimônio para as futuras gerações.
Apoie o Mauá Memória
Sua colaboração nos ajuda a manter viva a história de Mauá
💳 Contribua via PIX
Deixe 0,00 para gerar um código com valor em aberto